Um pouco sobre a técnica Low Poo (Shampoo Suave) – Técnica Capilar

21 setembro 2015

Olá docinhos, tudo bem com vocês?

   Recentemente, no post sobre os vilões capilares, eu comentei que tinha aderido à técnica Low Poo (Shampoo Suave), mas que só falaria dela quando completasse um mês, certo? Completou um mês! Então vamos falar a respeito. (Aviso: senta que o post é looongo!)

   Pra começar: Eu coloquei “um pouco sobre” porque simplesmente é muuita informação e tem umas que podem ser diferentes umas das outras, pra você aderir a pratica tem que pesquisar em vários blogs e grupos para acumular muuito conhecimento pra finalmente cair de cabeça!

   Existem duas técnicas similares: Low Poo (Shampoo Suave) e No Poo (Sem Shampoo), ambas as técnicas podem ser aderidas por qualquer tipo de cabelo, com ou sem química em qualquer idade.

   Low Poo = Pouco Shampoo, ou pouca Espuma – No Poo = Nenhum Shampoo, ou nenhuma Espuma.

   Low Poo é uma técnica onde se aboli completamente o uso do shampoo e passa a lavar o cabelo com higienizadores ou com condicionadores (co-wash). Além de abolir o uso de substancias como óleos minerais e silicones insolúveis em água.

   No Poo é uma técnica onde se tem um leque maior de opções para você escolher, substitui-se o shampoo normal por um shampoo sem sulfato e lavar normalmente, ou intercalar com lavagens com condicionadores (co-wash). Nesta técnica é abolida o uso de óleos minerais (que são retirados apenas com shampoos com sulfato), mas é permitido o uso de silicones insolúveis.

   Então vamos aprender sobre cada coisa, clique em continue lendo e venha conhecer tudinho!

O que são Sulfatos?

   Sulfatos são os principais detergentes presentes nos shampoos (shampoos, sabonetes, pastas de dente, entre outros cosméticos de limpeza), eles fazem aquela espuma bonita no cabelo e proporcionam uma limpeza “profunda” nos fios. Então, qual o problema? O problema é que essa “limpeza profunda”, além de limpar os produtos como óleos minerais e silicones, também retira boa parte da oleosidade natural dos fios, deixando eles ressecados ou com efeito rebote. Infelizmente, não podemos condenar os shampoos com sulfato, porque eles são os únicos capazes de retirar os temíveis derivados de petróleo.

Mas então como lavo os cabelos?

   Nós usamos duas formas para lavar os cabelos:


  • Shampoos sem sulfato


   Existem alguns shampoos mais suaves, que utilizam sulfatos leves que agridem pouco o cabelo, eles não são capazes de retirar componentes derivados do petróleo, mas ainda são capazes de retirar silicones insolúveis. (Aviso: é importante sempre verificar os componentes do shampoo antes de comprar, pois as empresas podem mudar a composição sem aviso).

  • Co-Wash


   Co-Wash é a técnica de se lavar os cabelos com condicionadores, porém, esse condicionador deve ser completamente livre de componentes derivados do petróleo, silicones insolúveis e silicones solúveis. Condicionadores possuem agentes limpantes bem suaves que proporcionam limpeza e hidratação ao couro cabeludo, porém, eles não são capazes de retirar silicones insolúveis, por isso é recomendado que você lave com shampoo com sulfato ao menos uma vez por semana. Quando passamos o condicionador no couro cabeludo e o retiramos completamente, ele não causa caspa como muitas pessoas pensam!

Silicones Solúveis e Insolúveis


   Silicones (não derivados do petróleo) são componentes que aderem as partes danificadas dos cabelos causando harmonia e uma beleza visível, a diferença entre eles e os petrolatos é que os silicones não encapam o fio da mesma forma (sem permitir que nenhum componente bom entre), ele não causa aquele efeito de maquiagem imediata que os óleos minerais acabam causando, além disso, ambos os silicones não tem a necessidade de um shampoo com sulfato para ser retirada, os silicones insolúveis podem ser retirados por um shampoo sem sulfato. Porém, o Co-wash não retira esse tipo de silicone, por isso é recomendado lavar o cabelo com shampoo ao menos uma vez por semana.

   Silicones Solúveis = Solúveis em água, não precisam de shampoo para serem retirados.

  Silicones Insolúveis = Insolúveis em água, necessitam de um shampoo para serem retirados (pessoas adeptas a pratica No Poo não podem usar produtos que contenham esse silicone)

Cuidados Adicionais:

   Como sempre, existem alguns cuidados adicionais que se deve ter na hora de começar qualquer técnica:
  • Lavar muito bem o cabelo com shampoo com sulfato antes de qualquer coisa é o principal, para garantir a completa remoção dos componentes derivados do petróleo.
  • Higienizar seus apetrechos (pentes, presilhas e escovas) deixando-os de molho em água com um pouco de shampoo com sulfato para também retirar os componentes parafinados deles.
  • Verificar os componentes de cada um de seus produtos capilares, caso algum deles tenha óleos minerais (ou silicones dependendo da técnica que queira aderir), você pode doa-los, ou caso não queira, pode usa-los até o final antes de dar início à técnica.
  • Entrar no grupo Rotina Saudável (não estou fazendo propaganda do grupo), pois lá as listas de produtos e componentes é constantemente atualizada, além de ter pessoas mais experientes dispostas a ajudar as iniciantes.

Antes e Depois:

   Além do meu antes e depois, eu pedi para algumas integrantes do grupo para que mandassem as fotos delas, para que vocês pudessem ter uma ideia de como age em diferentes tipos de cabelos.

Ana Maria, faz Low Poo à 2 meses

Bia Belezah, faz Low Poo à 1 mês

Camila Rodrigues, faz Low Poo à 2 meses

Elizandra Amarante, faz Low Poo à 7 meses

Evelyn Vieira, faz Low Poo à 2 meses

Fabyana Gomes, faz Low Poo à 4 meses

Luana Magalhães, faz Low Poo à uma semana

Marcele Oliveira, faz Low Poo à 8 meses

Marcia da Costa, faz NO POO à 7 meses

Veronica Mitchell, faz Low Poo à 15 dias

Nathali Costa, faz Low Poo à 1 mês

Thais Brazil, faz Low Poo à 1 ano e 2 meses

   Então, o que acharam? Primeiramente eu gostaria de agradecer imensamente as meninas que me enviaram fotos para que eu pudesse mostrar a vocês que não tem um cabelo "padrão" para poder fazer e que os resultados variam de cabelo para cabelo, todas elas tem cabelos maravilhosos e foram super gentis em contribuir
   Vocês entrariam nessa onda? Tem alguma técnica/ritual especial com os cabelos? Não se esqueçam de me contar!

Fontes:

15 comentários:

  1. Eu não conhecia essas técnicas, ameiii!!! Vou botar em prática e ver qual vai ser o resultado em meus cabelos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque em prática sim e tomara que goste bastante! Não se esqueça de postar a foto do antes e depois hein?

      Excluir
  2. Não conhecia nenhuma dessas técnicas, mas já me interessei! Cara, que resultado incrível! E com um mês de tratamento, como pude ver já é visível a diferença. Minha mãe é cabeleireira e também não conhecia, com certeza vou testar, espero que dê certo ♥ Ps Quero um cabelo ruivo também :'( uahsuash Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que a técnica esta ganhando publico aos poucos, mas é muuuito bom o fato de você ter se interessado, tomara mesmo que dê certo! Não esquece de fazer um antes e depois para ir acompanhando os resultados hein?
      Nesse post eu contei tudo o que já usei no cabelo para chegar nessa cor, espero que ajude ^^

      Excluir
  3. Poxa, Adorei as técnicas, Quero muito voltar com meus cachinhos(Acredito que serve muito para ativar os cachos né?) e seu post me inspirou bastante haha! Quem sabe eu não tento, Percebi grande diferença nos cabelos das meninas... Um beijo lu!

    DIY Garotas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serve sim Kay, ele ajuda muito os cachos a recuperarem a forma original depois da quimica, espero que possa te ajudar do jeito que esta me ajudando viu <3

      Excluir
  4. Eita, quanta gente nessa doidera :o
    Eu vi um bom resultado em algumas, mas em outras não parece ter feto muita diferença... Não sei se foi só impressão mas parece ter muito mais efeito em cabelos cacheados!
    Não sei se eu arriscaria isso, sei lá :s
    Mas se você está gostando é o que importa :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguns não faz muita diferença porque o cabelo não esta tão danificado, a maioria que sofre com os danos são os cabelos cacheados ou com químicas fortes como descoloração. Por isso que o resultado é mais visível em cabelos cacheados.
      Eu super aconselho a tentar u.u porque é muito bom! kkk

      Excluir
    2. Pelo que eu vi, os resultados são melhores em cabelos cacheados sem definição, os que já são bem definidos não muda muita coisa. Estou bem no comecinho espero que dê bem certo, estou precisando definir meus cachinhos.

      Excluir
  5. Como é essa técnica do co-wash? Pra quem lava os cabelos praticamente todos os dias,é uma boa? Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina, para quem lava os cabelos todos os dias ele é uma ótima opção! Desse modo seu cabelo não vai ressecar tanto por causa do shampoo. Mas não se esqueça que para você fazer co-wash (lavar os cabelos com condicionador) ele tem de ser livre de óleo mineral e silicones!

      Excluir
  6. Achei incrível, estou na fase de pesquisar antes de começar, mas estou totalmente disposta, inclusive vou entrar no grupo para já ir pegando umas dicas. Adorei o seu post, está tão completinho que até dá gosto de ler ♡ As fotos de "Antes e Depois" deram um ótimo Up, parabéns! Beijosss!

    www.tobemzen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom saber que gostou Rafa, mas pesquise mesmo porque, como eu disse no post, é algo que precisa de muita pesquisa antes de qualquer coisa! E o grupo vai te ajudar bastante eu te garanto ♥

      Excluir
  7. Olá, moro em Portugal e gostaria de saber ao certo quais os componentes que devo excluir para fazer uma comrpa correta de produtos para Low Poo. Pq é tanta informação que nem sei quais compostos tenho de descartar em condicionadores e shampoos. Eu excluindo os sulfatos fortes/proibidos que vc disse + óleos minerais e derivados do petróleos ( como se chamam estes nos ingredientes?), já consigo fazer o método correto Low Poo?
    É que a lista do facebook é tipo gigaaaaante e fica meio impossível de ver um a um nas embalagens no supermercado! :* Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Karízia! Eu esqueci de colocar o link do post onde eu listo os óleos minerais! Peço miiil perdões e muito obrigada por vir perguntar pois só assim eu percebi! Os proibidos além dos sulfatos são:
      Mineral Oil - Petrolatum - Paraffinum Liquidum - Vaseline.
      Caso queira saber um pouco mais, nesse post eu explico direitinho sobre eles! E sim, se você excluir os sulfatos fortes e os óleos minerais já vai estar aderindo ao Low Poo!
      Muito obrigada pelo comentário ♥

      Excluir

Tecnologia do Blogger.