Vilões Capilares: Derivados do Petróleo

17 agosto 2015

Olá docinhos, tudo bem com vocês?


Desde a época do Cronograma Capilar, eu tenho adquirido a mania de ler os rótulos dos shampoos, condicionadores e máscaras de hidratação. Mas, houve esse tempo mais recente em que infelizmente eu larguei o cronograma de mão, resultado: meu cabelo ficou uma coisa linda...de ruim, as pontas ficaram horríveis, cortei e já estavam ficando de novo. Ou seja, tive de ir atrás de arrumar né?
Essa semana eu dei início a prática Low Poo (Shampoo Suave), eu irei explicar tudinho sobre essa técnica assim que completar um mês, porque já vou ter mais conhecimento da técnica. Agora nós vamos falar de algo relacionado tanto com o Cronograma quanto com o Low Poo (Shampoo Suave). Os vilões capilares! Em especial vamos falar de um tipo deles: Os Petrolados ou Óleos Derivados do Petróleo.
(Senta que o post é longo)


O que eles são?

Os derivados do petróleo são componentes muito comuns (mais do que se imagina) em condicionadores, máscaras de tratamento, cremes para pentear ou leave-in, finalizadores, reparadores de pontas e muitas outras coisas! (Dificilmente estão presentes em shampoos).

Sempre que você usa um produto com esse componente, o cabelo fica com uma aparência maravilhosa, brilhosa e hidratada. Mas, na verdade, o petrolado age como um maquiador capilar, ele encapa o fio com uma capa que passará a impressão que seu cabelo maravilhoso, quando na verdade só está encapado. E além de estar apenas aparentemente bonito, essa maquiagem no cabelo não deixará entrar nenhum tipo de hidratante ou propriedade nutritiva, ou seja, será apenas gastação de creme.

Além disso, ele não possui propriedades nutritivas ou hidratantes, por isso não faz nada além de encapar, e não deixar as coisas boas entrarem e ainda por cima é difícil de retirar.

Mas então, por que eles estão presentes em tantos produtos?

Por um único motivo: Baixo Custo. Esses componentes são muito baratos, além de dar aquele “resultado imediato” logo após da primeira aplicação, o que faz com que as pessoas pensem que o produto é maravilhoso quando na verdade, é pura enganação.

Uma coisa que aprendi lendo o livro Prato Sujo da Super Interessante (assim que terminar faço resenha aqui) é que os ingredientes começam pelos componentes que tem maior quantidade, por isso todos os ingredientes começam com Aqua/Water/Água, porque é o que mais leva, por isso quando mais no começo estiver a parafina, mais dela você está passando no cabelo!

Como eu retiro eles do cabelo?

Existem duas maneiras de retirar a parafina do cabelo: Lavar com Shampoo Anti-resíduos (que quando usado em excesso pode ressecar o fio) ou lavar com um shampoo que tenha Sulfato na composição (geralmente Sodium Laureth Sulfate) ele está presente em praticamente todos os shampoos e em grandes quantidades, porém esse componente também resseca os fios (você pode conferir a respeito aqui).

Como eu fujo desse vilão?

Prestando atenção nos componentes dos rótulos dos produtos, nem todos os produtos que não possuem esse componente são caros, um exemplo deles é o famoso e querido Yamasterol onde NENHUM possui petrolato! (no post que eu fiz sobre ele, eu disse que o Argan possuía Parafina, mas junto com o lançamento do Yamasterol rosinha a Yamá publicou uma nota de que iria RETIRAR a parafina do de Argan, nossos cabelinhos agradecem!). Além do que hidratações caseiras como a de maisena são totalmente livres desses produtos!

Então, o que acharam desses vilões? Se tiverem alguma duvida, pode postar que eu vou ter prazer em responder.

Caso não queiram esperar para saber sobre o Low Poo, eu recomendo assistirem esse vídeo, onde tem muita informação!

2 comentários:

  1. A senhorita está de parabéns! Queria ter essa coragem, mas sou dependente de shampoo e condicionador... Fiquei esses dias (10 dias) sem condicionador e meu cabelo ficou muito elástico, não sei o seu, mas por causa da coloração se eu não lavo direitinho ele fica borococho D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Taw! kkkkkkk parece muito dificil, mas depois que nós começamos acabamos nos ajustando sabe?
      Você tem que ver isso, talvez seja falta de queratina que deixe seu cabelo elástico!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.