Receitas Caseiras: Hidratação com Maisena (Amido de Milho )

15 agosto 2014

Olá docinhos, tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar um pouco sobre hidratações caseiras, aquelas lá que a sua avó fazia no tempo dela quando não tinham muito cremes disponíveis, se dava certo para ela, por que não daria para nós?
Um tipo que está dando o que falar ultimamente são as receitas que levam Maisena (Amido de Milho) na composição, mas por que maisena?
O amido de milho é um carboidrato que, na linguagem química, quer dizer uma grande cadeia de glicose (assim como o açúcar). O açúcar é um bom e velho conhecido amigo da hidratação capilar. Acredita-se que o amido de milho tenha a mesma propriedade por ter uma cadeia química semelhante ao açúcar. Ah, e ela ainda promete diminuir o volume de fios mais rebeldes! Fonte.
 Agora que vocês sabem o porquê da maisena ser algo tão maravilhoso, vamos ver algumas receitinhas com ela (incluindo algumas com algumas alterações minhas).

Touca de Gesso:


A receita que esta fazendo mais sucesso por ai é a Touca de Gesso, que tem esse nome por ficar bem durinha no cabelo enquanto age nos cabelos.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa cheia de amido de milho
  • 200ml de água filtrada
  • 1 colher de sopa de seu creme favorito (uso Yamasterol branco ou amarelo)

Modo de Fazer:

Leve ao fogo a água e o amido, misturando sempre para não formar bolinhas até engrossar e virar um creme, após isso, misture o creme de sua preferencia.
Aplique nos cabelos lavados com shampoo e ainda úmidos, o creme deve ser aplicado ainda morno e ser deixado no cabelo de 15 a 30 minutos. Depois de retirar o creme, aplique o condicionador nos cabelos para fechar as cutículas dos fios e reter a hidratação.

Maisena com Leite:


O leite possui muito aminoácidos (proteínas) que podem ajudar na etapa de reconstrução dos cabelos, também contém propriedades emolientes por causa da presença de Ácido Fólico, e, além disso, o alimento é rico em albumina, que tem propriedades regeneradoras. (We Leite!)

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa cheia de amido de milho
  • 200 ml de leite integral ou de cabra
  • 1 colher de sopa de seu creme favorito (também uso Yamasterol branco ou amarelo)

Modo de Fazer:

Leve ao fogo o leite e o amido como se fosse fazer um mingau, uma parte que deve ser ressaltada é que como tem muito amido nessa receita, ele deve ser dissolvido no leite antes de ser levado ao fogo, ou com certeza vai empelotar e fica um sacrifício de ser passado no cabelo!
O creme também deve ser adicionado depois, e a partir dai, tanto a aplicação quanto a duração são as mesmas da touca de gesso.

Minhas Alterações:

Eu faço tratamento com a Maisena a mais ou menos uns 4 meses, desde então eu posso dizer que já fiz algumas experiências com alterações dessas duas receitas que posso falar que dá certo!

Ampolas:

Quando vou fazer algum tratamento com maisena, procuro sempre adicionar uma ou duas ampolas de óleo (daquelas de R$ 0,50 da Dermabel) à mistura, pois acredito que fornecer propriedades nutritivas para a receita e além de melhorarem o resultado final, podem ser utilizadas conforme a necessidade de seu cabelo por terem muitos tipos diferentes.

Mel:

O mel tem propriedades antioxidantes, suavizantes e adstringentes. Ele auxilia no crescimento dos fios e na produção de queratina, proporciona o preenchimento das fissuras e elasticidade deixando os fios mais resistentes e sedosos. Além disso, regenera e nutre os cabelos ressecados e quebradiços. Fonte.

Açúcar:

O açúcar contém ácido glutâmico, que ajuda a controlar o ph capilar, e ácido prirrolidona carboxílico que oferece alto poder umectante, tem efeito antiestético e promove maciez dos fios. O açúcar tem o poder de hidratar os fios que já sofreram com processos químicos. Ele não modela, mas repões os nutrientes que a estrutura capilar necessita para ficar com brilho e leveza. 
Importante: O uso do açúcar no cabelo deve ser controlado, pois ele faz como uma esfoliação no fio, prevenindo pontas duplas. Porém, ele afina o cabelo, então se você já tem os fios muito finos não é aconselhável usar açúcar, pois pode deixar seus fios quebradiços.

Lembrando que: Cada cabelo é um caso, o que dá certo para umas, pode não dar certo para você, só experimentando para saber!

O que acharam docinhos? Me contem nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.