Devaneando: Autocritica

21 julho 2014

Olá docinhos, tudo bem com vocês?

Uma coisa que eu considero crucial na vida de qualquer um, é a autocrítica. Pois, do mesmo modo que não podemos viver sempre pensando que estamos sempre errados, também não podemos pensar que estamos sempre certos, e praticar a autocrítica aperfeiçoa isso em cada um de nós, nos faz ter consciência nossos erros para que futuramente não os cometamos de novo.

Para quem acha que auto critica é uma coisa negativa, depende do modo como se usa, já que como tem a palavra “critica” no meio todos já encaram como algo negativo ou maldoso, mas as vezes critica não significa falar mal, significa reconhecer tanto os defeitos quanto as qualidades. O fato de você reconhecer que fez algo bem, não o torna menos modesto do que aquele que pensa que só faz coisa errada, se não reconhecer que esta bom, nunca vai saber quando esta ruim.

Autocritica, significa basicamente fazer uma análise de si mesmo, seus atos, seu modo de agir, seus erros e acertos. Bem como estar sempre em busca de realizar autocorreções, ou seja, estar sempre tentando melhorar, mas sem deixar de reconhecer que pode já estar bom. É uma forma de conhecer cada vez melhor a si mesmo.

2 comentários:

  1. Pequeno textinho que analisando é a mais pura verdade, todos encaram autocritica como ruim, ta nem todos mais a maioria, acho evolutivo se autocriticar e saber quando se está melhorando, acho que todos deveriam saber o significado dessa palavrinha.
    naiarisses.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ninguém é perfeito. Somos cheios de defeitos e qualidades também. E o primeiro passo de tudo é reconhecelo. Também tem a questão de julgar as pessoas. Todos devem enchergar nós mesmo antes de falar alguma coisa, mas também a como você mesma disse nem sempre críticas são por maldade. Beijos

    www.brrendacaroline.blogspot.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.