Cronograma Capilar Part. 2: Hidratação

23 janeiro 2014

Olá docinhos, tudo bem com vocês?

E hoje vamos falar novamente de cabelos! Como eu havia prometido que a saga Cronograma Capilar seria um post semanal, aqui esta a contribuição desta semana para vocês.
Na primeira parte falamos sobre o que é o Cronograma Capilar e as duvidas frequentes sobre ele (caso não tenham visto clique aqui), hoje vamos aprofundar um pouco mais nele, em especial na parte Hidratação.
Então clique em Leia Mais e vamos lá!

Bom, eu comecei meu cronograma nesta terça feira dia 21 e estou seguindo aquela segunda tabelinha, para cabelos pouco danificados, e como eu disse no post anterior eu estou usando o yamasterol como creme de hidratação, porque ele se deu muito bem com os meus cachos, deixa eles bem soltinhos e macios logo na primeira aplicação, mas pode ser que ele não se dê tão bem com os seus cabelos quanto se deram com os meus, por isso selecionei aqui alguns exemplos dos que eu já usei e recomendo pra vocês, e aqueles mais famosos do cronograma:

Para que serve a Hidratação?

A parte da hidratação serve para repor a água e os líquidos perdidos pelos cabelos, sabe aquela sensação de cabelo ressecado? Ele fica desse jeito, pois esta perdendo muita água e repondo pouca, o que é causado geralmente por químicas como coloração, relaxamento, alisamento, sol, cloro da piscina e água do mar. A hidratação deve ser feita pelo mesmo modo com que se toma vacinas, para proteger daquilo que pode lhe fazer mal.

Como devo aplicar o creme no cabelo?

Esta é uma questão muito complexa, a maioria das pessoas acha que é só lavar o cabelo com shampoo e condicionador aplicar o creme, deixar 15 minutos e enxaguar, não é bem assim!

Quando eu vou aplicar o creme no meu cabelo, eu lavo ele com água morna e shampoo.


Por que você usa água morna?

Porque a água morna abre as cutículas dos fios de cabelo, facilitando assim a absorção do creme.

Por que você não passa condicionador?

Porque o condicionador serve como uma espécie de “selante” para o cabelo fechando, mesmo que parcialmente as cutículas dos cabelos, por isso deve ser aplicado somente depois de retirar o creme.

Logo após lavar os cabelos, aplico uma porção do creme no comprimento e nas pontas (na raiz não) do cabelo e vou enluvando mecha a mecha do cabelo todo.


O que é “enluvar a mecha”?


Enluvar a mecha é você aplicar uma pequena quantidade do creme, envolver essa mecha na mão e ir passando a mão de cima para baixo na mecha repetidas vezes (como muito visto no salão) o segredo para uma hidratação bem feita é ter as mechas bem enluvadas pois esse processo ajuda o fio a absorver melhor os componentes do creme.

Como sei se um creme é realmente de hidratação?

Você vai ter de começar a prestar atenção nos componentes que existem nas máscaras de hidratação pois, não é porque lá esta dizendo que ela hidrata que ela vai realmente fazer isso por você!

Os principais ingredientes encontrados em uma máscara de hidratação:

  • Glicerina Vegetal ou Glicerina (Glycerin, Glicol, Gliceryl)
  • Álcools modificados (ex: Cetyl Alcohol, Cetearyl Alcohol)
  • Extratos Botânicos (ex: Melissa Officialis Extract, Rosemarinus Officinalis Leaf Extract, tudo o que tiver o nome de “planta” geralmente em inglês acompanhado pela palavras “Extract”)
  • Panthenol
  • Aloe Vera
  • Vitaminas
  • Sacarose e/ou derivados do açúcar
Bem, esse foi o cronograma desta semana, semana que vem Vamos falar sobre Nutrição!

Espero que gostem e que tenha esclarecido a maioria de suas duvidas, caso contrário basta perguntar nos comentários.

2 comentários:

  1. Muita coisa pro meu cérebro absorver haha, mas acho que vou começar *-*
    O meu no caso seria a 3 tabela, porque ele é bem judiado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso comece sim ele a salvação para qualquer cabelo! Depois conte o resultado *-*

      Excluir

Tecnologia do Blogger.