Cronograma Capilar Part. 1: O que é?

15 janeiro 2014

Olá docinhos, tudo bem com vocês?

Bom, como eu disse anteriormente, eu vou ser mais uma adepta dessa onda que fala sobre o cronograma capilar.
Antes de ouvir falar dele, eu achava que se você comprasse um creme de hidratação, passasse ele no cabelo periodicamente já estava de bom tamanho (e, caso a coisa estivesse muito tensa, usar um de reconstrução logo de cara), mas não é bem assim! O cabelo precisa sim de hidratação, mas também precisa de nutrição e reconstrução periódicas e é exatamente isso que o cronograma propõe.
Mas, antes de sair por ai tacando tudo quanto é tipo de creme no cabelo, se precisa saber o que é, não é mesmo? Então vamos lá!

O que é o Cronograma Capilar?

O Cronograma Capilar é uma forma de tratamento intensivo de cabelo que vai durar o tempo determinado por você e que leva quase 1 mês para completar um ciclo fazendo tratamentos periódicos em média três vezes por semana.

Que tipo de creme se usa?

Pra dar inicio tem que primeiro entender um pouco do que seu cabelo precisa (veja Diagnóstico Capilar), depois vamos precisar de produtos para as fases do cronograma, produtos hidratantes, nutritivos e reconstrutores. Também vai ter que conhecer os produtos que você tem em casa (nem tudo que se fala na embalagem é o que o produto faz), e vai ter que descobrir o que eles podem fazer por você, nem tudo que hidrata, nutre, e nem toda reconstrução faz isso mesmo pelo fio nesse caso vamos precisar entender os componentes dos produtos e como eles reagem no seu fio...

Como Funciona?

Basicamente, o Cronograma segue três Etapas:
HidrataçãoNutrição e Reconstrução 

(Atenção: Eu sei que óbvio mas vale a pena lembrar: As coisas citadas aqui fazem menção aos componentes dos cremes de tratamento, pelo amor de Deus não saia passando gordura no cabelo!)

Na etapa de hidratação, vamos repor a água que os fios perdem com a ajuda de vitaminas e extratos vegetais. 

Na etapa de nutrição, vamos repor a parte lipídica (lipídios, gorduras e óleos) usando manteigas, ceramidas e óleos vegetais. (Também pode ser usado óleo vegetal puro, mas isso se chama Umectação, e falaremos disso em outro post) 

Na etapa de reconstrução, daremos “força” ao cabelo com queratina, cisteína, arginina, colágeno, etc.

Como fazer o meu próprio cronograma?

Existe uma tabelinha básica que você anota no seu calendário e segue ela a risca, aqui tem três tabelinhas que eu peguei emprestado com a Eu Maquio que você pode ver a que mais se adequa com o estado que esta seu cabelo:

Para cabelos muito danificados e ou fragilizados recomenda-se o seguinte calendário:
1ª semana
Hidratação
Nutrição
Reconstrução
2ª semana
Nutrição
Hidratação
Nutrição
3ª semana
Hidratação
Nutrição
Reconstrução
4ª semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição
Se os cabelos estiverem pouco danificados pode-se seguir esta sugestão de calendário:
1ª semana
Hidratação
Nutrição
Hidratação
2ª semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição
3ª semana
Hidratação
Nutrição
Hidratação
4ª semana
Hidratação
Nutrição
Reconstrução
Agora seu cabelo está saudável ou não tem nenhum produto aplicado ( coloração, alisamento, progressiva…) dá para seguir esse calendário:

1ª semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição
2ª semana
Hidratação
Nutrição
Hidratação
3ª semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição
4ª semana
Hidratação
Nutrição
Reconstrução
Você já fez esse cronograma?

Iremos dar inicio a ele assim que puder. No caso faremos eu e o Renato (que, pra quem não sabe é o nome do meu namorado), como o meu cabelo não está lá muito danificado, eu farei a segunda tabela, dos cabelos pouco danificados, já o Renato que já teve o cabelo descolorido a tempos atrás, fará a primeira tabela, dos cabelos mais danificados.

O que vocês vão usar?

Bom, para isso precisamos de muita pesquisa e eu optei por estas três opções:

Hidratação: Yamasterol Amarelo
Nutrição: Novex Óleo de Coco




Reconstrução: Complete Repair Reconstrução Total

Ainda não tenho muito a dizer sobre eles já que estamos começando agora, mas logo farei a resenha de cada um para vocês.

Eu sei que não me aprofundei muito no assunto do Cronograma neste post, mas é que eu decidi que, enquanto eu estiver fazendo esse cronograma eu vou fazer um post sobre ele por semana, me aprofundando mais em cada uma das etapas de cada vez, deste modo fica ainda mais detalhado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.